Terapia Tântrica

Terapia Tântrica: O que é ?

O processo de autoconhecimento e consciência do próprio corpo passa pela prática de terapia tântrica. Com ela, é possível encontrar e desenvolver capacidades que você nem faz ideia que possui, mas que estão guardadas lá no seu interior.

Por isso, vale muito a pena conhecer um pouco mais sobre a terapia tântrica, entender o que é, como ela funciona e saber como ela pode ajudar na sua vida, inclusive nas experiências sexuais.

O que é terapia tântrica?

Para iniciar, a terapia tântrica é uma prática que tem como finalidade proporcionar descobertas em vários lugares da sua vida, como na questão da afetividade, desenvolvimento humano e até mesmo na sexualidade.

Pode não parecer, mas travas na sexualidade e sombras que você desconhece podem ter implicações não apenas na vida sexual, mas também em outros aspectos da sua vida, em relacionamentos familiares, entre amigos e até no trabalho.

Além disso, o oposto também é verdadeiro. Ou seja, travas e questões familiares, profissionais e sociais podem refletir negativamente na forma como você encara o sexo, o próprio corpo e a sua relação com o prazer. 

A libertação acontece porque durante essa terapia você é convidade a realizar um processo de integração das suas capacidades corporais e de autoconhecimento para descobrir muito além do que a consciência permite.

Porém, é importante deixar claro que a terapia tântrica não é a mesma coisa do que massagem tântrica ou sexo tântrico. Além disso, o objetivo não é o prazer sexual ou ter orgasmos muito mais intensos do que você está acostumade. Isso até pode acontecer, mas como uma consequência do trabalho feito na terapia.

Afinal, a libertação sexual passa pelo conhecimento do seu corpo, de suas limitações e vontades, bem como de toda uma autodescoberta que pode vir pela prática desse tipo de terapia, que faz uso de técnicas que advém do tantra.

Como funciona?

A terapia tântrica funciona envolvendo alguns passos, sendo que no primeiro você faz uma avaliação com o terapeuta para que ele possa entender suas expectativas e saber mais sobre você.

Depois disso, no final da avaliação, você e o terapeuta identificam qual vai ser o foco ou os focos das sessões, pois várias questões podem ser trabalhadas, como foi visto acima. Todes possuem questões que precisam ser trabalhadas e isso pode acontecer em qualquer momento e em qualquer área da vida.

Entre as opções de foco que podem ser trabalhados, estão:

  • Bloqueios sexuais;
  • Traumas sexuais;
  • Relacionamentos disfuncionais;
  • Repetição de padrões;
  • Autoconhecimento;
  • Aumento da sensibilidade corporal.

Os objetivos podem ser vários, e isso é você que irá ajudar o terapeuta a descobrir, a fim de que eles sejam trabalhados nas sessões para oferecer os melhores resultados. 

Além disso, em geral, esse tipo de terapia não é daqueles que você fica tendo que ir durante toda a vida. Muitas vezes o tempo de frequência é curto, podendo ser de alguns meses, por exemplo. Isso, por si só, já pode ser algo que vai animar você a procurar a terapia tântrica.

Ademais, ainda na definição de questões e avaliação, existe a parte em que vocês vão estabelecer os cronogramas dos atendimentos. O terapeuta é a pessoa que tem conhecimento para entender quais as intervenções que você precisa e ele vai sugerir isso. 

Assim, é importante que você vá com a mente aberta para que consiga se entregar ao que for proposto.

Nesse sentido, serão definidas as intervenções, que podem ser as mais variadas, como:

  • Meditações;
  • Respiração consciente;
  • Massagem tântrica;
  • Exercícios de leitura e escrita;
  • Elevação orgástica.

As opções são variadas e você vai poder escolher de acordo com as orientações e recomendações do terapeuta.

Se sua intenção é algo mais direcionado à sexualidade ou prazer, não tem problema, pois a terapia também serve para melhorar esses pontos. Existem muitas técnicas que podem ser usadas para você conseguir descobrir novos prazeres, ter orgasmos mais intensos e conhecer o próprio corpo.

Tudo isso está muito relacionado com o autoconhecimento e a capacidade de lidar com bloqueios. Afinal, essas questões influenciam no prazer que você é capaz de sentir, de forma que trabalhar com elas irá possibilitar libertações até mesmo na área do sexo com outras pessoas ou da masturbação. Você já viu nosso artigo Como Se Masturbar Sozinha?

Nesse momento, uma coisa precisa ficar clara, a terapia tântrica não precisa ter, necessariamente, massagem tântrica. Além disso, se você optar por fazer algum tipo de massagem, existem algumas que envolvem toques mais íntimos, e outras que não.

Com isso, você não precisa se preocupar, na terapia tântrica não vai existir nada que deixe você desconfortável. Tudo é feito para que você se sinta melhor, mais liberte e atinja um nível maior de autoconhecimento, em todos os sentidos.

Por fim, depois que tudo for acertado entre você e o profissional, as sessões são iniciadas. Nelas você fica o tempo determinado e são feitas as intervenções combinadas.

Os resultados são notados de forma gradual, o que significa que é importante que você mantenha a frequência nas sessões e não deixe de ir depois da primeira. O trabalho pode ser lento, mas tem muito potencial.

Entenda o papel do terapeuta

Depois de conhecer mais sobre a terapia tântrica em si, entender melhor o papel do terapeuta pode fazer você se sentir ainda mais à vontade para procurar esse tipo de atendimento.

O terapeuta é a pessoa que vai poder guiar você pelas descobertas e remoção de travas, é a pessoa que tem o domínio das técnicas e intervenções que devem ser feitas para conseguir atingir o objetivo que foi definido antes das sessões.

Além disso, o terapeuta vai direcionar você para trabalhar sua energia sexual, capacidade de autoconhecimento e ajudar a resinificar coisas que podem ser um bloqueio para você.

Sendo assim, o terapeuta tântrico é, antes de tudo, um profissional. Algumas pessoas têm uma visão distorcida, acham até mesmo que ocorre sexo durante a sessão, mas isso não é a realidade. O terapeuta pode ou não tocar suas partes íntimas como forma de uma intervenção com massagem, mas não acontece sexo.

Além disso, ele fica todo o tempo de roupa e age de forma profissional, de modo que você pode sempre ficar muito tranquile quando estiver na presença de um profissional do ramo que seja qualificado.

TERAPIA TÂNTRICA

Conheça os benefícios da terapia tântrica

A terapia tântrica conta com muitos benefícios, sendo que os principais são: ter maior consciência sobre você, do prazer que você pode sentir e do próprio corpo.

Além disso, essa terapia serve como uma forma de empoderamento e isso serve para todes, tornando você uma pessoa muito mais independente e confiante em relação a diversas questões.

Entre os benefícios, você pode notar a melhora das suas relações interpessoais, inclusive no sexo e no prazer. Inclusive já falamos por aqui sobre Sexo Tântrico: Guia para Iniciantes.

Ademais, esse tipo de terapia também tem grande impacto positivo para problemas como relacionamentos abusivos, depressão e ansiedade. Com o passar das sessões, essas questões são tratadas e você sentirá o alívio e a mudança na sua vida.

Isso tudo pode ser um pouco doloroso no início, porque para tratar as questões, você precisa mexer nelas. Mas depois vale a pena, pois lhe traz maior sensação de liberdade e empoderamento.

Além disso, se na sua terapia você optar por receber massagem tântrica, os benefícios podem ser acentuados, principalmente no sexo e na sua descoberta sexual em geral.

Esse tipo de intervenção consegue proporcionar benefícios como potencialização do orgasmo, ajuda em relação à ejaculação precoce e liberta você para que sinta ainda mais prazer durante o sexo.

Ademais, essa prática pode oferecer o reequilíbrio de suas energias sexuais, e aqui é importante ressaltar que elas não servem só para o sexo. Essa energia é importante para tudo, pois ajuda até mesmo na disposição do dia a dia para realizar suas atividades.

Entre os benefícios da terapia tântrica, você também encontra a diminuição de tensões emocionais e físicas, o que é uma coisa muito potente e importante. Isso porque pode ser que você tenha tensões que nem sabe que possui.

Nesses casos, através das sessões e das intervenções indicadas pelo especialista, você conseguirá entrar nesse campo, até então desconhecido, e trabalhar para que as tensões sejam diminuídas e parem de atrapalhar você em diversas partes de sua vida.

Considerações finais

A terapia tântrica é algo muito promissor e que precisa ser olhada sem preconceitos para que você possa extrair o máximo de benefícios que ela tem a oferecer.

Sua vida pode mudar consideravelmente com as descobertas e todo o autoconhecimento que, sessão após sessão, você vai ver que está adquirindo. 

Já imaginou conseguir desconstruir tabus, remover traumas, diminuir tensões e ter ajuda em questões sexuais que, às vezes, você não se sente confortável para falar com mais ninguém?

Esse é o momento de aproveitar o profissionalismo do terapeuta e conquistar uma independência e um empoderamento que você ainda nem é capaz de saber que é capaz de ter. E tudo isso com ajuda da terapia tântrica.