Vira e mexe o tópico do relacionamento aberto aparece nos trending topic do Twitter. E como outros assuntos discutidos nas redes sociais, há quem defenda a prática e outres que ainda não estão preparades pra essa conversa.
Tem curiosidade para entender mais sobre esse tipo de relacionamento e saber se a relação aberta funciona? Então, você tá no post certo, migue! Preparamos um guia completo pra você abrir seus horizontes — e talvez a sua relação — e descobrir que existem muitas possibilidades além da monogamia.
Vale mencionar que não estamos aqui pra te forçar a fazer nada, ok?
Após ler o conteúdo, você pode mudar de opinião, reforçar o que já pensa sobre relacionamento aberto e até nem ter opinião formada. E tá tudo certo! O lance é não se deixar influenciar por preconceitos e tabus, e entender que as pessoas são diferentes e nem sempre o que funciona pra mim pode ser bom pra você, né, bb?!
Vem comigo que o tópico é longo!
O que significa um relacionamento aberto?
Começando pelo básico: um relacionamento aberto é um tipo de relação não monogâmica, na qual o casal não se relaciona de forma exclusiva. Isso significa que as pessoas em um relacionamento aberto podem se relacionar com outres parceires, tanto afetiva como sexualmente.
Vale lembrar que só é um relacionamento aberto quando há consenso entre as partes, viu? E isso não quer dizer que você não tem compromisso com u parceire! Pelo contrário! Para ter uma relação aberta é preciso muita confiança, segurança e respeito pela liberdade da outra pessoa.
Você pode estar se perguntando: Existe traição em relacionamento aberto, se sou livre pra me relacionar com outres? Sim, migue! Afinal, precisamos lembrar que traição vai muito além de sexo. É uma quebra do que foi combinado entre as partes.
Ah, e cada casal que decide abrir a relação tem suas próprias regras e combinados. Então, não vai achando que relacionamento aberto é bagunça ou desculpa pra trair, ok?
Existem tipos diferentes de relacionamento aberto?
Sim! Cada pessoa é livre para decidir como se relacionar. Entre os tipos de relações abertas mais comuns, temos:
-
Relacionamento aberto em que apenas uma pessoa do casal é monogâmica;
-
Relacionamento aberto com liberdade para se ter diferentes parceires;
-
Relacionamento aberto para que outras pessoas integrem o casal.
Mas há, ainda, outras possibilidades…
Qual a diferença entre relacionamento aberto e poliamor?
O relacionamento aberto, como acabamos de ver, é uma relação na qual as pessoas de um casal estão abertas para se relacionar com outras. Já o poliamor consiste no relacionamento amoroso e sexual com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.
Confuse? Bem, os dois são formas de amor não monogâmico! Às vezes as pessoas poliamorosas têm relacionamentos abertos e vice-versa!
Relacionamento aberto funciona?
Os relacionamentos abertos, assim como as amizades coloridas, são apenas formas diferentes de se relacionar. Então, não tem como cravarmos se ele funciona ou não. Afinal, nós somos humanes, né? Pode dar super certo para algumas pessoas não fazer sentido para outras.
Para ajudar a entender se o relacionamento aberto funciona para você, confira algumas vantagens e desvantagens de abrir a relação.
Vantagens do relacionamento aberto
-
Oportunidade para ter novas experiências;
-
Sair da mesmice;
-
Melhorar a relação do casal (sim, parece contraditório, mas juramos que pode dar certo!);
-
Ter diferentes experiências sexuais;
-
Aumentar a confiança no parceire;
-
Respeitar a liberdade e a individualidade;
-
Melhorar a comunicação do casal.
Desvantagens do relacionamento aberto
-
Possibilidade de se apegar a outras pessoas fora da relação e isso causar conflitos no casal ou com seus próprios sentimentos;
-
O relacionamento aberto ainda é um tabu pra muita gente;
-
Julgamento de pessoas próximas e familiares;
-
Pode rolar ciúmes e inseguranças de ver mozão com outras pessoas.
Como ter um relacionamento aberto?
Ficou curiose e está pensando em abrir a relação? Confira as nossas dicas pra não cair em uma cilada — ou acabar de coração partido!
1. Abra o jogo com u parceire
A parte mais importante de um relacionamento aberto é a comunicação. Se estiver considerando abrir o relacionamento, converse com seu parceire! Não tenha medo de expor os seus desejos e comunique porque você acha que a relação aberta é uma boa ideia.
Ah, e tenha paciência com o crush! Elu pode não entender os motivos de primeira, mas com uma boa conversa é possível que consigam chegar em um acordo perfeito para todes!
2. Defina as regras
É aquele ditado: “O combinado não sai caro”! Nos relacionamentos abertos, cada casal tem suas regras.
Definam o que pode e o que não pode na relação. Por exemplo, vocês podem combinar de não transar com amigues em comum ou apenas trazer pessoas novas que os dois conhecem para dentro do relacionamento. As possibilidades são muitas!
3. Mantenha o diálogo aberto
A gente tá sempre em constante mudança, não é? As nossas opiniões, desejos, sentimentos também vão mudando com o passar do tempo.
Então, para manter um relacionamento saudável e evitar desgastes na relação, tenha diálogos e conversas honestas com o seu amor. Seja sincere e mantenha um canal de diálogo sempre aberto para ouvir o que mozão tem a dizer também!
4. Pratique o autoconhecimento
Conhecer as suas vontades e os seus sentimentos é essencial para ter um relacionamento aberto saudável.
Às vezes, as desconfianças em relação ao parceire, por exemplo, têm origem nas suas próprias inseguranças. Vamos pra terapia, mores?
5. Respeite quem você ama
Vamos repetir: relacionamento aberto não é carta branca pra trair sem consequências ou ser irresponsável com os sentimentos do seu amor! Ao abrir a relação, siga o que foi combinado entre vocês, conversem sempre, sem meias-palavras e, claro, respeite a liberdade delu!
Por fim, vale falar novamente que não o mais importante é que as pessoas envolvidas na relação se respeitem, respeitem o próprio sentimento e tenham responsabilidade afetiva também com quem vocês ficarem fora da relação.
Ah, e se você está em busca de novas aventuras a 2, veja dicas para trazer brinquedos eróticos para o relacionamento!
Até a próxima, maravilhoses!