Visibilidade bissexual: B de Beyoncé? - sex shop pantynova

Visibilidade bissexual: B de Beyoncé?

23 de setembro é o Dia da Visibilidade Bissexual, essa linda, tantas vezes invisibilizada até mesmo dentro da própria comunidade LGBTQIAP+. A bifobia existe, e pessoas com essa orientação sexual, por vezes, precisam convencer os outros de que não, ela não está confusa e não, não é uma fase.

Ativistas bissexuais se reuniram para reivindicar os seus direitos e combater a bifobia pela primeira vez em 1999, nos Estados Unidos, dando origem a essa data.

Mesmo diante das muitas e inegáveis conquistas das pessoas bissexuais, nestes 23 anos, elas ainda estão cercadas por preconceitos e desinformação.

Por isso nós vamos falar sobre esse assunto, mostrando que a bissexualidade é uma orientação sexual válida, que, ao contrário do que prega o senso comum, bissexuais não têm o melhor dos dois mundos. Também vamos brincar de FATO OU FAKE com algumas frases sobre que bissexuais estão cansades de ouvir. 

O “B” DA SIGLA LGBTQIAP+ NÃO É DE BISCOITO

Bissexual é a pessoa que se relaciona afetiva e sexualmente com pessoas de ambos os gêneros. Achou parecido com o pansexual? Tem semelhança, sim, mas existem diferenças fundamentais que você pode conhecer melhor acessando esse artigo aqui. Diquinha mara de leitura da pantynova para você!

BissexUAUUU não é uma pessoa indecisa, que não sabe se gosta de homem ou de mulher, bissexuais têm certeza de que se atraem igualmente tanto por homens quanto por mulheres. Para uma pessoa não bi isso pode parecer confuso, mas não significa que haja confusão na emoção ou no desejo da pessoa bi.

Ela pode estar em uma relação com uma pessoa do mesmo gênero em um momento e em outro momento pode se relacionar com alguém do gênero oposto. Isso significa apenas que em determinado momento ela está envolvida romanticamente com essa ou com aquela pessoa. 

E pode guardar essas réguas e balanças de medição aí! Ao contrário das cadeiras no senado, que têm cotas específicas de gênero a serem cumpridas, bissexuais não precisam se relacionar ou se atrair tantos por cento com cada um dos gêneros e nem têm que alternar entre eles para serem consideradas bi. Independentemente do gênero ou da orientação sexual do parceire, em qualquer relação que a pessoa bi estiver, ela continua sendo bissexual. 

MAS NERA GAY? 

Não é bem assim, a pessoa bi nunca será gay, lésbica ou hétero. Mas pode estar em um relacionamento gay, lésbico ou hétero e ainda assim ela sempre será bissexual.  

Além de precisar lidar com o preconceito que toda a comunidade LGBTQIAP+ já lida, bissexuais por vezes sofrem uma invisibilização dentro da própria comunidade, já que parte dela acha que o bi acaba se valendo dessa condição para se passar por hétero e que por isso sofreria menos preconceito da sociedade. 

E tanto dentro quanto fora da comunidade, o bissexual sofre com a estereotipação e a hiperssexualização da sua orientação sexual. O bissexual, como qualquer outra pessoa, pode ou não estar em uma relação monogâmica, não é porque é bi que vai se relacionar com pessoas de gêneros diferentes ao mesmo tempo. 

E nem significa que pelo fato da pessoa ser bi ela ela vai estar te dando mole mas como você é gatinhe talvez esteja, fique atente aos sinais! Uma pessoa bi pode ser tão tímida e introvertida quanto uma pessoa não bi. 

Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa completamente diferente…

Essa ideia de que bissexuais são promíscuos está diretamente ligada à fetichização dessa orientação sexual, tantas vezes por culpa da pornografia, mas não somente por ela. 

Quem nunca viu bissexual sendo associade a um ménage que atire a primeira underwear!

Mas isso é fake, minha gente! Nem sempre a pessoa bissexual estará envolvida em atos libidinosos com duas ou mais pessoas mas se quiser, pode!

E isso nos leva a o nosso último tópico:

FATO OU FAKE?

Que o bi não sofre de indecisão e que o fato de ser bi não significa que elu estará em um relacionamento com duas pessoas ao mesmo tempo a gente já disse, mas ainda tem um tanto de mitos relacionados a essa orientação sexual que vamos desmistificar:

A bissexualidade é uma fase de experimentação antes de assumir sua verdadeira orientação sexual [FAKE

Existem, sim, pessoas que em um primeiro momento se enxergaram como bi e depois assumiram outra orientação sexual, mas isso pode acontecer com qualquer pessoa, não só com os bissexuais e não é uma regra.

O bissexual tem o dobro de chances de um date [FAKE]

Depois de tudo que a gente já falou sobre bifobia e preconceito, você acha mesmo que é fácil para uma pessoa bi descolar um dengo para chamar de seu? As chances são as mesmas para qualquer pessoa, isso vai muito mais da personalidade do que da orientação sexual.

A pessoa bi tem mais chance de trair [FAKE]

Uma pessoa bissexual não vai trair u parceire somente por ser bissexual. A traição pode, sim, acontecer, mas pode acontecer, como acontece com qualquer pessoa. Trair ou não tem não é culpa da orientação sexual, viu? Fica a dica.

O bi pode estar num relacionamento monogâmico [FATO]

O tipo de relacionamento que a pessoa bi vai estar pode ou não ser monogâmico. Isso é mais uma coisa que não tem a ver com orientação sexual, mas com desejos, acordos e combinações entre parceires. Se uma pessoa bi quiser ter um relacionamento com você, não é esse o tipo de dúvida que você precisa ter.

Existe bifobia mesmo dentro da comunidade LGBTQIAP+ [FATO]

Infelizmente é um fato. Uma parcela da comunidade acha que a pessoa bi irá se passar por hétero para ter benefícios relacionados a essa condição, mas isso não é verdade. Como já dissemos, mesmo numa relação hétero o bi continua sendo bi. E lidar com a estereotipação e os mitos relacionados a promiscuidade e a infidelidade ligadas às pessoas bi não parece exatamente um benefício, não é mesmo? 

AGORA QUEM TÁ CONFUSE SOU EU

É, acontece. Depois de aprender um pouquinho mais sobre o mundo bi algumas certezas foram por terra? Se a certeza ou incerteza for com a sua orientação sexual, a gente pode te ajudar! 

Agora, se você percebeu que também tinha um preconceitozinho relacionado a essa orientação sexual, aí eu te pergunto: Passou? Porque o desconhecimento pode, sim, gerar dúvidas e preconceito, e é por isso que informação é tão importante.

Nós, da pantynova, estamos sempre aqui para trazer informação e praquela conversa boa entre amigues. Não vai guardar suas dúvidas só para você, hein? Ninguém precisa estar sozinhe nos aprendizados da vida. 

Cadastre seu e-mail para receber as melhores informações, promos, mimos e memes. Beijinho, beijinho e tchau tchau!