Ainda hoje, há quem acredite que lubrificante íntimo é apenas para uso de pessoas com vulva durante a menopausa ou para praticantes de sexo anal. E não poderia haver engano maior quando o assunto é lubrificação.
Todo mundo que faz sexo e/ou se masturba pode – e deve – usar lubrificantes com parceire, com vibradores, dildos e outros sex toys ou com a mão mesmo.
Os benefícios do uso de lubrificantes íntimos vão desde o fim do atrito – e de qualquer dor ou desconforto que possa vir com a fricção – a mais segurança contra ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).
Isso sem falar nas fórmulas que contêm ingredientes que trazem sensações diferentes, como vibração, calor e sabores.
E já que concordamos que lubrificante é bom e todo mundo gosta, vamos falar sobre os mitos mais comuns relacionados a esse assunto.
Mas antes de partir pro “fake check”, uma dica de ouro, pra você levar pra vida: cuspe não é lubrificante! Beleza?!
PANTYNOVA, A DESFAZEDORA DE MITOS
Vem comigo conhecer 9 afirmações sobre lubrificantes e descobrir se é fato ou fake.
“O uso de lubrificante se restringe à prática sexual.”
FAKE: Os lubrificantes podem ser usados como parte da rotina das pessoas com vagina que sentem algum tipo de ressecamento ou desconforto durante o dia, como uma hidratação extra.
“Lubrificante pode dificultar a excitação.”
FAKE: Estudos comprovam que lubrificantes à base de água têm resultado significativo no aumento do prazer tanto com u parceire ou uso solo. Eles são um grande aliado para potencializar as sensações que você já conhece e já sabe que gosta.
“No período menstrual não é necessário o uso de lubrificantes.”
FAKE: Sangue menstrual não é lubrificante e aliás é mais comum agressão da mucosa vaginal nesse período, então apesar do sexo estar liberado, não deixe de usar um bom lubrificante. E uma dica é que você pode usar para ajudar a inserir o absorvente interno ou o coletor menstrual, será mais confortável para você.
“Lubrificante só é necessário se a excitação não for suficiente.”
FAKE: Um dos equívocos mais comuns. A lubrificação natural não é linear durante toda a transa. Então pode alternar momentos em que haja muita lubrificação com outros com menos resposta e isso não significa que perdeu o tesão ou que não está excitade o suficiente. Bora deixar esse preconceito de lado e levar o lub pra cama para usar quando achar necessário.
“É um aliado no período da menopausa.”
FATO: A mudança hormonal pode causar um ressecamento, fazendo com que o uso de lubrificantes seja positivo para manter a qualidade sexual e evitar lesões na mucosa vaginal. Pode ser usado diariamente para ajudar na sensação de ressecamento e o melhor é que não tem hormônios.
“Necessário para o sexo anal.”
FATO: E fataço! A região anal é muito vascularizada, sendo assim um caminho gostoso a ser explorado para o prazer do casal. Mas é uma região que não possui lubrificação natural e, portanto, para a prática de sexo anal é indispensável o uso de lubrificantes.
“Lubrificante pode ser usado por pessoas de todes os gêneros.”
FATO - Lubrificante não tem gênero nem orientação sexual, assim como os sextoys, e podem ser usados por todes. Então em qualquer relação sexual com penetração, os lubrificantes são parceiros! E nas relações sem penetração também que um lub com gostinho de baunilha faz aquele oral que já era bom ficar melhor ainda.
“Pessoas com vagina que fazem tratamento oncológico não devem usar lubrificante.”
FAKE- Pelo contrário! Como muitas medicações usadas no tratamento causam ressecamento no canal vaginal é inclusive recomendado o uso do lubrificante para garantir a saúde sexual e fazer do sexo um momento confortável e prazeroso.
“Qualquer tipo de lubrificante é recomendado para o sexo.”
NÃO É BEM ASSIM: Tecnicamente, qualquer lubrificante seria melhor que nenhum lubrificante, mas na prática quanto mais natural a composição da fórmula, melhor para a sua saúde. O uso de vaselina ou óleos naturais podem danificar o preservativo e podem não serem compatíveis com os seus toy. Então, embora possam ser eficientes para auxiliar na lubrificação do seu corpo, o uso dos lubs a base d’água pode ser mais seguro para as práticas sexuais.
TÁ PASSADE?
É, amg, você chegou aqui achando que lubri só servia pra uma coisa e acabou de descobrir que é um produto com várias utilidades né? Isso é ótimo! Conhecer mais sobre o uso de um produto ajuda abrir os horizontes para outros tipos de pensamento, não é?
E a linha de lubs da pantynova tá de cara nova! A qualidade que você já conhece de uma maneira que você nunca viu – mas vai ver agora.
por: Madame Te