BENEFÍCIOS DA MASTURBAÇÃO

Benefícios da masturbação: Veja o que um pouco de amor próprio pode fazer por você!

Quando o assunto é masturbação, muitas pessoas acabam compreendendo o tema como um tabu, porém é importante desconstruir todo o peso negativo que ainda existe para aproveitar os benefícios dessa prática e os prazeres que ela oferece a todes.

Portanto, vem com a gente e entenda quais são os principais benefícios da masturbação e o que você pode fazer para mudar a relação entre seu corpo e a masturbação. 

Masturbação: desconstrução do tabu

A primeira questão que precisa ser esclarecida é: masturbação não é errado. Infelizmente ainda existe um preconceito em relação a essa prática, o que faz com que muitas pessoas, principalmente mulheres, deixem de explorar suas possibilidades e acabem não conhecendo o próprio corpo e as próprias preferências.

Sendo assim, deixe de lado a partir de agora tudo de negativo que você já ouviu sobre masturbação, pois ela produz efeitos em diversos níveis no corpo, tanto físicos quanto mentais, e esses efeitos são positivos.

Ademais, outra coisa que precisa ser pensada é que a masturbação não é apenas para pessoas que possuem pênis, isso é algo que vem de uma cultura falocêntrica e que existe tanto no sexo quando fora dele.

Com isso, aprender mais sobre o tema vai ajudar você a se desvencilhar das críticas e conceitos que a sociedade estabelece, principalmente em relação à masturbação feminina, que é a mais injustiçada. Todes podem fazer uso da masturbação, não importa o gênero, etapa da vida na qual você se encontra ou qualquer outra tentativa de inserir as pessoas em caixas e estabelecer definições que só servem para prejudicar.

Portanto, conheça, logo abaixo, alguns dos principais benefícios da masturbação!

Conheça os benefícios da masturbação

Os benefícios da masturbação podem ser sentidos fisicamente, mentalmente, até mesmo em termos de empoderamento e quebra de estigmas. Isso porque uma pessoa que não depende de outra para se conhecer e se proporcionar prazer é uma pessoa que entendeu o que é ser livre.

Dentro disso, alguns dos principais benefícios são:

  • Autoconhecimento e independência;
  • Alívio de dores;
  • Melhora no humor;
  • Melhora da autoestima;
  • Redução de ansiedade e estresse;
  • Melhora do sono;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Ajuda no controle da ejaculação;
  • Aumento da consciência do prazer;
  • Aumenta a felicidade.

Autoconhecimento e independência

A masturbação aumenta o autoconhecimento e a independência, pois você passa a conhecer melhor o seu corpo, o que gosta e o que não gosta e isso pode ser utilizado para melhorar experiências futuras, seja sozinhe ou acompanhade.

Pessoas que possuem vulva, por exemplo, costumam não ter um nível de conhecimento suficiente perto das diversas possibilidades e peculiaridades que existem nesse universo. E conhecer a si mesmo é o melhor caminho para se abrir para o desejo sexual. Portanto, tocar-se e se autoconhecer é essencial.

Alívio de dores

Outro grande benefício que a masturbação possui é o alívio de dores, inclusive de cólicas menstruais. Isso acontece porque durante a excitação e o orgasmo, hormônios importantes são liberados pelo organismo, como a endorfina, que é um hormônio que tem capacidade de reduzir dores.

Ademais, as cólicas menstruais podem ser aliviadas com a masturbação também pelo fato de que, após o orgasmo, a musculatura do útero relaxa após a contração, fazendo com que o fluxo sanguíneo seja liberado com mais facilidade, melhorando os sintomas desse período que pode ser muito incômodo para algumas pessoas.

Melhora no humor

A melhora do humor está entre os benefícios da masturbação, porque a prática libera mais um hormônio que é a serotonina, a qual faz o humor ser equilibrado no organismo.

Com isso, além de melhorar o humor, você também pode notar melhoras na memória, no apetite, no sono e até mesmo na qualidade do sexo, o que acontece não só pela liberação hormonal, como também pela satisfação do autoconhecimento e da exploração do próprio corpo.

Melhora da autoestima

Entre os benefícios, a melhora da autoestima também precisa ser mencionada. Isso acontece também pela liberação de outro hormônio durante a masturbação, que é a ocitocina, que tem impacto direto na melhora da confiança e em como você entende seu próprio corpo.

Sendo assim, estudos indicam que pessoas que têm o hábito de se masturbar têm tendência a possuir uma autoestima mais elevada, principalmente em relação às mulheres, pois isso tem íntima relação com a descoberta dos próprios desejos, vontades e satisfação pessoal, elevando a forma como você se sente consigo mesme.

É importante salientar, nesse ponto, que para as mulheres existe uma carga extra de preconceito em relação à masturbação. Sendo assim, quando elas conseguem descobrir esse universo, os resultados estão intimamente ligados à autoestima e melhora da autoconfiança.

Redução de ansiedade e estresse

A redução de ansiedade e estresse está associada à prática da masturbação, pois todes sofrem liberação de substâncias químicas enquanto estão tendo o prazer e a excitação proporcionada pela masturbação. 

Com isso, o corpo consegue reduzir o cortisol, que é o responsável pela ansiedade e pelo estresse, o que apresenta resultados surpreendentes para relaxar, acalmar e deixar você muito mais à vontade. Sendo assim, um ótimo remédio natural para os dias em que você está mais estressade. Não é ótimo isso?

Melhora do sono

Viu como existem vários benefícios que a masturbação proporciona? Porém, eles não param por aí. Essa prática também contribui para a melhora do sono, o que também acontece pelos hormônios liberados.

Além disso, o corpo entende a masturbação como se fosse uma atividade física, que mesmo com menor exigência, promove um certo cansaço quando chega ao final. Assim, a tendência é que o sono tenha melhor qualidade, pois o corpo está com necessidade de repouso.

BENEFÍCIOS DA MASTURBAÇÃO

Fortalecimento do sistema imunológico

O sistema imunológico é mais um beneficiado quando você se permite explorar seu corpo e se proporcionar prazer, pois a masturbação libera endorfina, endógeno e cortisol, o que ajuda a combater diversas doenças.

Inclusive, em relação à ejaculação, para quem possui pênis, o orgasmo significa uma limpeza dos dutos ejaculatórios, o que faz com que infecções por bactérias tenham menor incidência.

Ajuda no controle da ejaculação

Ainda em relação à ejaculação, a masturbação pode ser um grande aliado para um dos problemas que costumam causar incômodo, que é a ejaculação precoce. O controle da ejaculação é estimulado com a masturbação, pois você passa a ter mais conhecimento sobre seu corpo.

Ademais, esse problema está relacionado com a concentração, ansiedade e estresse, e como visto acima, diversos hormônios liberados durante a prática ajudam nessas questões. Sendo assim, se você precisa lidar com esse tipo de situação, é importante reservar um tempo durante a semana para praticar e observar que você está no controle e que o prazer pode ser prolongado.

Aumento da consciência do prazer

Entre os benefícios da masturbação, o aumento da consciência do prazer também se faz presente. Isso serve tanto para a prática da masturbação em si quanto para relações sexuais.

Claro que a masturbação não tem como única finalidade o prazer, no entanto ela ajuda nessa questão, pois se torna muito mais fácil encontrar o que você gosta no sexo quando se sabe quais sensações lhe dão mais prazer.

Essa é uma ótima maneira de ir descobrindo seus limites, peculiaridades e as formas como a sua libido é estimulada.

Como na masturbação sozinhe você tem todo o foco e atenção em você, torna-se mais fácil fazer descobertas, experimentações e se soltar livremente sem medo de julgamentos ou qualquer coisa do tipo. 

Depois, se quiser, isso tudo pode ser levado para um relacionamento ou para experiência que envolva outras pessoas. Afinal, é sempre mais fácil entrar em sintonia com alguém quando você pôde aguçar suas percepções anteriormente.

Aumenta a felicidade

Por fim, o ato de se masturbar tem grande impacto na felicidade, justamente pela liberação de um dos hormônios que já foram mencionados anteriormente, que é a dopamina, a qual é chamada de hormônio da felicidade. Junto com ela, a ocitocina e a endorfina também ajudam na construção de um sentimento de felicidade.

Isso acontece porque todas essas substâncias químicas que são produzidas pelo cérebro auxiliam na construção de um bem-estar amplo e geral, o que vai fazer com que você se sinta bem.

Considerações finais

São inúmeros os benefícios da masturbação e quanto mais você explorar isso, melhor irá se sentir. Para tanto, você pode deixar a imaginação fluir e tocar seu corpo sem pudor ou preconceito.

Além disso, existem muitos objetos que são feitos especialmente para proporcionar prazer e ajudar você no autoconhecimento sexual. Assim, não tenha vergonha de comprar os objetos que mais gostar e se permita experimentar e descobrir todos os orgasmos que você tem direito de ter. E eles são ilimitados, pode usar sem moderação!